Confira abaixo algumas fotos do lançamento do livro

Livro registra a identidade cultural de um pedaço do Estado

Obra será lançada, no dia 22, na abertura da Semana de Arte –
 Escambo Cultural Centro-Oeste de Minas

O pincel que marca a tela, a talha que esculpe a madeira, a mão que dá formas ao barro, o fogo que derrete o metal. O fascinante ofício da arte. É exatamente esse tema que pauta o mais novo livro do fotógrafo, produtor cultural e coordenador de cultura do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste Mineiro (Prodescom), Dalton Miranda. Um autêntico registro da identidade cultural do Centro-Oeste mineiro, resultado de uma extensa pesquisa reunida no livro-documentário “Centro- Oeste Mineiro: Mãos e Obras”, que será lançado no próximo dia 22, na abertura da Semana de Arte - Escambo Cultural Centro-Oeste de Minas, na cidade de Nova Serrana.

Com foco nas artes visuais, o livro é dividido em três categorias, artes plásticas – pintura e escultura – artesanato e gastronomia, apresentando cerca de 100 artistas de 37 cidades da região Centro-Oeste de Minas Gerais. Dalton Miranda contou com a colaboração de autoridades culturais, produtores de artes, jornalistas e da própria população para identificar esses artistas “Recebi muitas indicações que destacavam alguns dos muitos valores das cidades. Isso foi imprescindível para registrar uma fatia representativa das produções culturais da região”, explica.

A obra nas palavras da artista plástica mineira Yara Tupynambá, que assina o prefácio, mostra “uma parcela expressiva do que é Minas cultural e criativa”. O livro se transforma em referência por documentar os diversos aspectos da arte encontrada na região e, acima de tudo, homenagear os valores culturais do Centro-Oeste.

Dalton Miranda destaca que o registro feito por meio do livro é de importância ímpar para a região, pois significa um embasamento para definir uma identidade cultural do Centro-Oeste de Minas e assim ter uma política especifica para tratar a cultura na região. “A documentação é um diagnóstico, base para definir ações e desenvolvimento de projetos culturais para a região, nos mostra quais são as carências e as potencialidades que devem ser cuidadas e valorizadas”, afirma.

Com a pesquisa para elaboração do livro, foram encontrados relatos dos personagens sobre algumas dificuldades em manter seus ofícios vivos, preservados. O mundo caminha para um nível de modernização que pode desafiar a existência de certas atividades. O trabalho de registro serve não somente para fixar na memória coletiva esses personagens e suas atividades, mas também para fomentar essas práticas.

 

Após cada registro, o primeiro tendo como resultado o livro “Centro-Oeste Mineiro: História e Cultura e agora o livro “Centro-Oeste Mineiro: Mãos e Obras”, baseando nas informações obtidas, são elaborados dezenas de projetos focados na valorização, divulgação e desenvolvimento da produção cultural local. “Nossas maiores ações são os projetos ‘Escambo Cultural’, em sua sétima edição, e ‘Giragirando’ que promovem a circulação de espetáculos, oficinas de capacitação artística e exposições de arte pela região. O próximo passo é o livro ‘Centro-Oeste Mineiro: Festas’. Esse trabalho vai identificar as festas tradicionais, destacando a música e a dança. Acredito que após a conclusão dessas três obras teremos um diagnóstico abrangente para traçar caminhos para o fortalecimento e desenvolvimento cultural”, conclui.

Com tiragem de dois mil exemplares impressos, o material será distribuído em bibliotecas, centros de cultura e faculdades de todas as cidades do Centro-Oeste Mineiro, além dos principais polos culturais de Minas Gerais e do Brasil. O livro ganhou também uma versão eletrônica, que além da distribuição de mil e-books, poderá ser visualizada em diversos sites da internet.

Produzido com recursos da Lei de Incentivo a Cultura, o “Centro-Oeste Mineiro: Mãos e Obras” conta com o patrocínio de importantes empresas: Calçados Addan, Cimcal, Lamil Minérios e Minerais, Ferro+, Max Termoplásticos, Ramah Tecnologia Industrial, Concessionária Revemax, Usiminas, Viação Itaúna, Zotto Calçados.

Trilogia
Em 2004 foi realizado o primeiro Fórum de Desenvolvimento Cultural do Centro-Oeste de Minas, que teve como ponto central de discussão a identidade cultural da região e resultou na diretriz para execução de trabalhos de registro e documentação dos diversos aspectos da cultura em forma de livro.

No ano de 2008, Dalton Miranda em parceria com o Instituto Maria de Castro lançou a obra “Centro-Oeste: História e Cultura”, que teve uma reedição em 2010. Esse primeiro livro documentou aspectos gerais da cultura de cada uma das 77 cidades que fazem parte do Prodescom.

O lançamento do segundo livro apresenta-se como um complemento do primeiro, evidenciando o artista e sua arte. Para fechar o trabalho, a produção do terceiro livro “Centro-Oeste Mineiro: Festas”, que irá completar a documentação da identidade cultural do Centro-Oeste de Minas.

 

Jornalistas responsáveis:
Patrícia Campos
comunicacao.patricia@gmail.com
(31) 8855-2559

Victor Hugo Fonseca
jornalismo.vhf@gmail.com
(31) 8334-0554